Minha loja no Magazine Você

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Relato do Meu VBAc

Matheus foi um bebê desejado, esperado por longos 2 anos. O desejo ardente por uma nova gravidez tomou conta de mim logo que sai da sala de recuperação no parto da Alice. 
Eu queria um menino e também queria que ele escolhesse o seu aniversário. 
Mas a gravidez veio no meio de um turbilhão de acontecimentos e quando eu já tinha pedido as esperanças o resultado positivo no teste de farmácia fez derramar lágrimas na menina metida a durona aqui.

Mas vamos ao relato...

Uma semana antes do parto senti fortes dores nas costas, pensei comigo eh hoje que esse menino nasce. 
Era madrugada de sábado para domingo. Me deitei conforme a doula sempre orientava e passou. Lembro de comentar para a Obstetra (Fran) que se a dor de parto  fosse aquilo que eu senti, não daria pra mim. 
Eu iria morrer 😂  nao dava pra suportar não. 

Quinta-feira,  dia 04 de maio: Chegamos nas 40 semanas com aquele medo de que o parto normal fosse apenas um sonho. Para a obstetra 40 semanas, nas contas da Dum 40 semanas e 3 dias. Eu estava muito ansiosa e cansada. Não imaginei que passaria das 40 semanas, era tão difícil perder o controle de tudo e esperar...
Na consulta conversamos sobre todas as possibilidades de indução. Programamos tudo e se nada acontecesse como o previsto, na quinta feira da próxima semana nasceria Matheus. Sai da consulta segura, tinha uma programação, um plano... Era o que faltava pra me acalmar... E então eu relaxei. Sai feliz e saltitante, fui na loja comprar a minha piscina para o parto e depois um passeio no shopping. 
É Bom destacar nesse momento, que passei a gravidez inteira ensinando marido sobre tudo, inclusive o ensinei a não me deixar desistir 😒😝 foi tipo, que bom que ruim. 

Sexta-feira, dia 05 de maio: um dia muito preguiçoso... Só quis ficar deitada. Eu obedeci meu corpo e descansei bastante.
Sábado, dia 06 de maio: cólicas... tinha uma festa a noite, era aniversário da minha tia/madrinha e eu queria muito estar lá. Passamos o dia juntos, marido, filha e eu ... Durante o dia percebi um corrimento mas nem dei bola. Lá pelas 18 horas decidi que iria realmente a festa, nao estava sentindo nada. As cólicas tinham passado, fui dar banho na Alice, apenas de calcinha, logo senti um xixi escorrendo pelas pernas, Alice até riu de mim 😝 ... Continuei dando banho nela... Depois me sentei no vazo e percebi que havia começado a sair um muco diferente, amarronzado. No waths perguntei pra doula se o tampão saia aos pouquinhos ... fui pra festa e o tampão saindo marron mas bem pouco. Avisei a medica que as coisas estavam aparentemente começando.

Fiquei sentada na festa, aproveitei e comi tudo que tinha direito 😊 todo mundo me olhava com aquela cara de que o bebê pudesse cair a qualquer hora. 

Chegamos em casa por volta da meia noite ... Estava agitada, sem sono. Fomos assistir filme e já comecei a ficar toda estranha. Não conseguia parar quieta, vinha uma cólica, uma dor nas costas... comecei a ir no banheiro fazer número 2, fui várias vezes. Marido colocou um filme na tv, pensa no filme idiota... Ria do filme, levantava andava, agachava e assim fiquei até às 3 da manhã. 
Marido resolveu dormir já que precisaria estar descansado para me ajudar no dia seguinte.  Foi ele deitar o trem apertou. Era dor mesmo. Pressão para baixo, não de fazer força literalmente, mas uma pressão que forçava meus quadris para baixo. Juntei a  imagem da minha Nossa Senhora, meu terço e deixei no balcão da cozinha. Eu ficava andando, balançando os quadris, fui pro chuveiro, voltava rezava, implorava pra ser rápido, implorava pra Nossa Senhora não me deixar sofrer... Me lembro de 3:50 marcar as contrações e Não tinham os 5 minutos que eu tanto me programei para esperar, vinham de 2 em 2 minutos. Algumas vezes de 3 em 3 ... Nessa hora pensava que era muito cedo pra acordar a doula e a obstetra, pensava que ela tinha filho pequeno ( Jesus como alguém pensa na outra nessas horas, só eu mesma)... Eu estava sozinha na sala. Alice e marido dormiam... eu e Matheus num momento único, estávamos nos conectando. 
Depois de um tempo resolvi lembrar que eu era hipertensa, que tinha baixa de potássio... Aí o desespero tomou conta de mim. Medi a pressão bem na hora de uma contração, pra queeeeeee desesperei mais ainda (tenho um aparelho em casa). Chorava, me agarrei naquele balcão de mármore não sei como não arranquei ele kkkk cada contração que vinha eu agachava e me segurava nele. 
Voltei para o banho, conseguia me acalmar, respirar ... 
Quando deu 6 horas da manhã pensei, pronto agora posso acordar o povo. Já saí chamando marido, acorda a doula, chama  Fran. Se duvidar eu já estava no carro. Não lembro muito kkkk vesti a primeira roupa que achei. O caminho até a maternidade foi tenso, muito buracos e eu sentada no banco da frente. Alice dormindo, enrolada numa coberta e de meias, lembro de olhar aquilo e meu coração doer..  mas eu não podia fazer nada, a dor era imensa, eu só queria que o bebe nascesse. 
Na recepção da maternidade outras contrações, eu de pé, agarrava aquelas cadeiras com força. Alice quis fazer xixi, lá fui eu levar ela porque eu tbm queria. Marido estava conversando com as atendentes ainda... 
Quando ele voltou sentou e ia ligar pra doula, os créditos malditos tinham acabados, ele não sabia colocar pelo telefone, eu entre uma contração e outra tentava ensinar, queria matar ele ali 😒 ... Eu não conseguia explicar o que ele tinha que fazer.  Enfim, não avisei a doula nessa hora. 

 Outra contração... Não queria sentar, continuava agarrada na cadeira. Não me lembro quanto tempo isso durou. De repente... Abrem a porta que dá para o estacionamento. Juro que a Fran apareceu e era como um anjo na minha frente kkkkk mas eu achei que ela entraria correndo, mandando o hospital parar pra mim né?
Doce ilusão, uma mulher calma, caminhando lentamente em minha direção... deu bom dia (oi?? Bom dia nessas horas da manhã pra mim já é difícil, imagina com dor kkkk). De fato, preciso registrar que a calma da Fran é algo extraordinário. 
Voltando ao assunto do TP...

Entro pra sala da consulta , mais rápido que tudo nesse mundo,logo já estava com o aventalzinho da maternidade 😏. Entra uma contração e outra eu tento subir naquela maca, a Fran esperou passar aquela contração, subi e ela me examinou. Aquele balde de água fria jogado em você: Jana, 1cm ainda. Chorei... Choreiiii dali não lembro muito. Me vesti, outra contração... Lembro de estar saindo e uma enfermeira me perguntar porque eu ia embora, nem conseguia falar e ela:
-  você vai esperar sofrer?? 
Que desanimador neh? Desci aquela rampa devagar, entre uma contração e outra... Alice do meu lado, arrastando aquela coberta gigante de meias... Nessa hora bateu aquela vontade de marcar cesária, deixar ela com algum de confiança e ter tudo controlado e programado como sempre faço.  Chorei escondido.  
Marido me deixa ali na calçada com ela e vai buscar o carro. 
Ele encostou o carro e ainda pensei, que m... Com dor e colocar essa menina no carro ainda.  Analisando agora vejo que meu TP mal tinha começado, porque eu consegui colocá-la no carro. 

Voltamos pra casa, no caminho era:
Para , vai rápido, para pelo amorrrr, vaiiiii... Alice fazia carinho no meu ombro, dizia mamãe vai passar.   
Chegamos em casa e eu fiquei no meu quarto. Deitava, voltava pro chuveiro. Não conseguia falar, estava assustada, triste, com medo. Algumas vezes Alice veio me ver, marido também... Era um momento de escuridão pra mim. E eu mergulhei naquilo. Fiquei ali sentindo meu corpo e todas as sensações que vinham.  Alice foi embora com meu irmão. Fiquei mais aliviada, não queria que ela me visse sofrer. Mas ela viu. Me viu deitada gemendo de dor, me fez carinho algumas vezes. Foi muito boa  essa nossa conexão nesse dia. 
não sei dizer quantas horas se passaram desde a chegada da maternidade até a ida da Alice, mas meu irmão não mora muito perto, meu marido conseguiu limpar a casa, lavar louca... Então posso imaginar que demorou!!!

Iniciei um processo de medo, desespero mesmo, entrei em pânico, dizia que iria morrer, que não ia dar certo. Era o que eu sentia. Medo meeeeddddo dos piores medos que já senti na vida. E Dor também, muita dor nas costas, na lombar mais precisamente. Não achava posição, ia e voltava do chuveiro. Sentei na beirada da cama, era a melhor posição ... Respirava e logo outra contração. Falava sério com o marido:
- Larga mão de tudo, vamos pra lá que qualquer médico faz cesária kkkkk. 
Tentava deitar mas não dava. Não conseguia abrir os olhos. Chamava o marido e dizia, vida tô com medo, eu estou com medo de morrer. Olhava séria pra ele , vida eu tenho pressão alta, não vai dar certo. Eu não consigo respirar!!! Ele não me dizia nada. Ali eu esperava talvez um incentivo, mas ele não sabia o que fazer com uma mulher cheia de argumentos que sou :) imagina com dor!

Depois de um tempo ele falou tá bom, vamos voltar pra maternidade. Se arruma. Fui tomar mais um banho. Ele ligou pra Obstetra, falava com a doula. Coloquei minha roupa, falei com a doula no telefone mas não lembro o que kkkk 
O que lembro eh que estávamos no carro, indo pra maternidade. Gilson dirigindo, Fabrina e eu no banco de trás do carro, eu de joelhos e ela fazendo massagem no meu quadril. Doeu muito durante essa ida de casa até a maternidade. 

Lá chegando ficamos eu a Fabrina numa sala com mais 2 mulheres, já vinha a vontade de fazer força, aquela pressão pra baixo. Os quadris pediam que eu me abaixasse. A Fabrina fazia massagem e lembro de abrirmos a janela, precisava de ar. Fomos para a sala onde uma médica me examinaria, nessa hora ja nem sabia do marido, doula estava comigo. Ligou o chuveiro e me mandou entrar obedeci pois eu estava fora de mim. A médica chegou, me avaliou e estava com 4/5 cm ... Nossa que alegria eu senti, pensei vou poder ficar internada agora kkkk 

Logo a Fran chegou, até ela fez massagem em mim 😍 fomos para a sala de parto. Fabrina pediu pro marido comprar algo para que eu pudesse comer, estava há muito tempo sem me alimentar,  eu tinha uma garrafa de água comigo,passei a noite/madrugada bebendo água, levei comigo pois foi a única coisa sensata que pensava, precisava estar hidratada, li isso em algum relato.
A banheira ficou pronta e eu entrei naquela água quentinha, posso lembrar como hoje aquela sensação. Uma delicia, até dormi :) A Doula fotografou, por isso estou contando. 
Mas dormir não combina com TP e logo me pediram para levantar, me manter ativa. Não consigo recordar detalhes exatos,lembro que tornei a pedir cesária, pedi que não fizessem aquilo comigo, pedi por anestesia ...  

Treinei muito bem meu marido, tinha a doula e a obstetra certa. Nenhum desses meus pedidos foram atendidos, ainda bem!!!
Como eu precisava me manter ativa, fazer agachamento, exercícios... ai me tiraram de la  que raiva e que bom, pois acredito que isso colaborou para um parto mais rápido. Todo o meu trabalho de parto eu senti dor na lombar, isso me assustou muito. A sensação era de que o bebe não nasceria pelo buraco correto entendem? rsrsrs Sentia muita vontade de fazer força, como se quisesse fazer coco mas essa pressão eu senti quase que o TP todo e isso é enlouquecedor.

Tentamos a banqueta e nada... A Fran pede para me avaliar novamente e para a nossa Alegria 9 cm. Pediu autorização para que estourasse a bolsa, o que aceleraria o parto e eu autorizei. A Bolsa rompeu com o toque da medica.

Fui para o chuveiro, era em outro local ao lado da sala de parto. Acho que foi nessa hora que a Mariana Camilo, fotógrafa, chegou. A água quente é a melhor coisa nessas horas, um alivio para dor sem igual. Sentei na banqueta la dentro do chuveiro mesmo, Fran deitada no chão, pediatra entra e sai, enfermeiros... mas não, não era ali que ia nascer. Voltamos para a sala de parto. Tentei de novo a banqueta, meu marido me abraçou  mas também não... aquela posição para mim era horrível e meu marido me segurando pelas costas não ia dar certo. A dor parecia estar pior inclusive. Nessas tentativas queria gritar, ouvia os gritos de uma outra mulher que também estava parindo. Isso eh muito estranho. mas consegui me desligar daquilo logo.  
Alguém me ofereceu subir na maca e tao logo eu aceitei e fui. Nessa hora me dei conta que o bebe ia nascer... minhas pernas não fechavam, andei de pernas abertas mesmo... subi na maca,
Me falavam faz força quando seu corpo pedir, sinceramente não sentia mais aquela pressão... não vinha mais aquela onda de dor... eu comecei a fazer força mesmo sem saber se era a hora  confesso que já estava com aquele pensamento, sai logo bebê, vamos sai... rsrsrsrs vamos terminar isso! 
Senti queimando , fiz mais força, o tal circulo de fogo, fiz mais força e ele nasceu... não senti ele descer, a cabeça passar ... nada disso. Mas quando ele nasceu senti um alivio imenso, o maior silencio que já consegui viver em mim mesma. Toda aquela dor tinha acabado. é bem assim:
- pronto passou!!! 
Estava exausta, a Fran me entregou o bebe e eu queria trazer ele pro meu peito, lembro dela falar, o cordão não é tao grande assim kkkk fiquei ali segurando ele, ajudando ele a soltar o liquido que tinha na boca, virando ele de lado .. ali eu sabia o que fazer, ja era só meu. O pai cortou o cordão umbilical. Precisei de alguns pontos e claro, pedi que tivesse anestesia né. Ninguém merece kkkk 
Meu marido ficou com o bebe o tempo todo. Não autorizei aplicarem o colírio, pedi que dessem atenção para o exames dos quadris, ja que a Alice teve displasia e o teste dela não foi feito na sala de parto.  

Estava tudo bem, tinha parido, tinha renascido. Estava anestesiada de amor, a tal da ocitocina talvez. Se eu pudesse descrever em palavras, mas é um sentimento muito grande para explicar, não consigo. 
Fomos para o quarto, quem levou meu bebe para ser vestido foi a  Fran. 
A Fabrina estava la comigo, estávamos famintas kkkkk ate que ela lembrou que tinha diabetes gestacional e não quis mais me dar o lanche dela kkkk Não foi um parto domiciliar, mas estávamos como em casa, entre amigos.

Depois que todos foram embora, ficamos eu, marido e o Matheus... apagamos as luzes e dormimos. Estávamos começando uma nova etapa de nossas vidas. E desde então tudo tem sido diferente. 


Às 13:50h do dia 07/05/2017 ele nasceu. Meu tp comecou às 00:00 daquele domingo, as contrações com dores e ritmadas começaram por volta das 03:00h da manhã. 

#VBAC #partonormal #partohumanizado


x

Nenhum comentário: